Editores ALAGOAS

Pessoal, resolvi abrir esse tópico para discutirmos questões relacionadas à edições de mapas em nosso estado. Vamos tentar padronizar o que puder ser padronizado, como nomeclaturas das vias segundo entendimento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), acredito que essas normas legais, que por vezes são de difícil interpretação, poderiam ser postadas aqui para servirem de referência sempre que algum editor procurasse fazer alguma alteração.
Enfim, são vários os assuntos que podemos discutir aqui…

Grande Abraço

Olá, Maltc,
Pelo que entendi do que Tchelow falou, a questão não é onde o tópico está (fórum velho ou novo). A ideia é discutir por tópico e não por cidade.
Um abraço,
Heber

Isso mesmo Heber, a questão do local do tópico é só uma correção para que seja melhor visualizado, mas o ponto principal é que todos possuam um alinhamento igual para não virar bagunça, como por exemplo a questão das nomenclaturas de ruas que a cada dois meses volta a aparecer e já foi muuuuuuuuuito discutida. Cabe ler tópicos como este onde muito já se falou e argumentou e o resultado é quase sempre o mesmo: quem é novo entende qual o conceito do Waze e às vezes trás algo muito bom para a comunidade, onde todos crescem.
Entenda que o foco é fugir do trânsito e para isso utilizamos as classificações de ruas para ajudar. Onde não há histórico de navegação, tentamos manter os padrões que você pode encontrar na Wiki para que facilite um pouco as coisas.
Uma coisa a ter sempre em mente é que o usuário do aplicativo não vê tipo de vias na rota, ele está apenas interessado em ir do ponto A ao ponto B da maneira mais rápida possível e com o menor trânsito possível.

Entendi errado suas intenções/argumentações ou estamos no mesmo caminho? :wink:

Abraços,

A nomenclatura com base no CTB acho corretíssimo, agora tipos…

Fui fazer uma amarração no Wiki dos tipos com o CTB e tomei vários puxões de orelha. :lol:

De acordo com o CTB, há os seguintes tipos de via:

a) VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. De outra forma, são vias sem cruzamentos e sem semáforo.

b) VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. Em síntese são vias com cruzamentos e com semáforo, que possibilita o trânsito pelos bairros da cidade.

c) VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito, que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. De outra forma, são vias com cruzamentos e com semáforo, que possibilita o trânsito dentro de uma mesma região da cidade .

d) VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. Em síntese, são vias com cruzamentos e sem semáforo, destinado apenas ao acesso local e áreas restritas, geralmente são as ruas residências, de pouco movimento.

Se não me engano não temos aqui em Maceió nenhuma do tipo a, então quero discutir apenas os demais tipos.

Dos tipos b, c e d; é correto afirmar que podem ser classificadas como Primary Street apenas as Vias Arteriais e Coletoras, ou seja, apenas aquelas que possuem semáforos ? As vias sem semáforo seriam classificadas apenas como Street não é ?

Levanto essa questão pois encontrei algumas ruas sem semáforo algum e com muito pouco movimento classificadas como Primary Street. Eu poderia corrigir essas ruas para Street ? Qual é o critério que vocês utilizam para essa classificação ?

Att.
Alex.

Vai de caso a caso, não da para amarrar Primary com vias sem semáforos ou outra forma muito objetiva.

Da para tentar forçar uma amarração da Primary como vias principais dos bairros e são utilizadas como principal rota dentro das cidades.

Olhe outro mapas, Nokia/Navteq, Bing, Google; que o conceito é o mesmo e da para entender melhor.
http://maps.nokia.com/
http://br.bing.com/maps/
https://maps.google.com.br/

Alex,

Tu leu este link?

Abraços,

Perfeita sua observação, Marcelo (Tchelow). Este tópico já foi amplamente discutido em Como categorizar e nomear vias. E como você falou antes, é muito melhor se discutir assuntos gerais em um tópico geral. Para novatos como eu, é trabalhoso ficar procurando as respostas pelo fórum para não receber a resposta “isto já foi discutido aqui”, mas vale a pena.
De qualquer forma, o resumo do que aprendi é que rodovias (highways) são rurais. Colocá-las na cidade atrapalha a navegação. Não importa se oficialmente são BRs. Por isto eliminei-as todas. A sugestão de olhar outros mapas para determinar o que ruas principais foi excelente (é o que tenho feito).
É importante termos em mente que o objetivo não é representar as vias de acordo com o DNIT e sim fazer com que o Waze navegue da melhor forma possível.
Um abraço,
Heber

Disse tudo! Já é um novato veterano! :lol: :lol: :lol:

Heber, uma dica… use e abuse dos pontos de GPS. Dependendo do numero de usuarios na localidade, ela pode te dar uma boa dica do que é a “espinha de peixe” da cidade.

Vai inserir um post de posto de gasolina, use os pontos de GPS para ver se seu landmark nao está se sobrepondo a grande parte dos pontos da rua que a circunda.

O mapa da cidade está deslocado, use pontos de GPS…etc

Precisa que explique o que sao os pontos de GPS disponiveis no editor?

Abraço

Não é preciso explicar os GPS points. Eu os tenho usado. De fato são muito úteis.
Obrigado.

Espero que nao tenha sentido como se eu estivesse falando coisas basicas demais pra voce. Os pontos de GPS sao importentes e muita gente acaba quase que nao usando ele. O que eu escrevi antes pode ser lido por algum iniciante ou veterano e ter uso. :slight_smile: :ugeek:

De forma alguma. Perdoe-me se soou desta forma, Carlo. Não foi isto que quis dizer.
Por via das dúvidas, vamos ver se entendi direito, porque nada li sobre os GPS points, só descobri que existiam e comecei a usar. Pelo que entendi, os GPS points foram os caminhos que os Wazers fizeram. É isto?
Um abraço,
Heber

Sim. GPS points sao realmente bem intuitivos e eu desconfio que sejam tambem o link que ancora nosso mapa (e suas camadas) a imagem de satelite da Bing.

Se alguem quiser falar alguma coisa a mais… por exemplo, por que temos conjuntos de GPS points que visualizamos facilmente a via e, deste conjunto, alguns pontos escapam tanto deste conjunto que parece que o sujeito estava voando de aviao?

O que significam as cores diferentes?

Rápido e caceteiro: sentido e direção. :slight_smile:

Essas linhas de avião são traçados de GPS bem ruins. Alguns são causados por excesso de prédios no entorno, temporal com muita descarga elétrica (sim, isto causa desvios se for em grande quantidade) e por problemas no aparelho (alguns é o aparelho que é ruim mesmo).
Ah… em alguns casos achamos que eles estão de avião mesmo! kkkkkkkk

Vc ja teve a curiosidade de procurar estes pontos de GPS em pistas de aeroportos? Experimente…rsrsrs

uhahuauhauhauh! Pior que tem várias linhas partindo ou chegando! kkkkkkkkk

Isto é que eu chamo de Waze em modo aviao… :smiley:

Olá pessoal.

Agradeço a ajuda e acho que aprendi muito, mas apesar de ter lido o material me parece que a diferenciação entre o que é Street e Primary Street é ainda um tanto subjetiva. Acho isso ruim pois a subjetividade induz a pessoas diferentes classificarem uma rua de maneiras diferentes.

Como sugestão não poderíamos utilizar os Pontos de GPS como uma maneira de classificar um rua ? Poderíamos definir um número mínimo de “caminhos de GPS” que uma via deveria possuir para ser classificada como Primary Street. Isso garantiria que as vias com maior movimento recebessem essa classificação.

Seguindo essa linha de pensamento em uma caso concreto, e supondo que esse “número mágico” fosse 3, e analisando o mapa https://world.waze.com/editor/?zoom=7&lat=-9.66342&lon=-35.71971&layers=BFTTTTTTTTFTTTTTTTTTFT eu reclassificaria a Avenida Professor Santos Ferraz como Primary Street. Se o número fosse 4 ela continuaria como Street.

Eu gostaria de saber de vocês se esse critério seria aplicável. Se for, poderemos discutir qual seria esse número mínimo de “caminhos de GPS” que seria necessário para classificarmos uma via como Primary Street e todo as ruas que não cumprissem esse critério seriam apenas Street.

A grande vantagem dessa abordagem seria a eliminação da subjetividade na análise do tipo das vias. Isso garantiria que, independente de quem as classifique, teremos um resultado coerente.