Contorno Viário da Grande Florianópolis/SC

Prezados, boa tarde

Há muitos anos fui editor de mapas do Waze da grande Florianópolis e por isso lembro que existia o fórum para dúvidas e esclarecimentos, e por isso estou aqui :smiley:

O que motivou a apresentar o presente tópico é que hoje me deparei com uma reportagem da NSC TV (19/08/2024 - 21:12 - Atualizada em: 19/08/2024 - 21:13) com o título:Aplicativos omitem Contorno Viário ao sugerir rota para motoristas na BR-101

Ou seja, Reclamando da falta de sugestão de rota do contorno viário mesmo em horário de pico.

A reportagem é só para assinantes, mas destaco o trecho abaixo:

" (…) Recém-inaugurado, o Contorno Viário já traz alívio sensível no trânsito na BR-101 na região da Grande Florianópolis, especialmente nos horários de pico. Mas a alternativa ainda não aparece como sugestão de rota por aplicativos como Waze e Google Maps. A coluna fez duas tentativas, pela manhã e no fim da tarde – horários que registram trânsito pesado na BR-101. O trajeto colocado foi Balneário Camboriú – Criciúma. Em ambos aplicativos, o Contorno Viário não está entre as rotas sugeridas, embora apareça no mapa. A falta de indicação chama atenção, uma vez que, como o colega Anderson Silva relatou em sua coluna, o Contorno já aparecia nos aplicativos antes mesmo da inauguração, como via fechada. Agora, a omissão da rota é um problema porque pode fazer com que motoristas que não conhecem a região deixem de utilizar o Contorno e caiam no trânsito atravancado da BR-101. (…)"

Como estou fora há muito tempo, questiono-lhes se não seria uma alternativa classificarmos o contorno como expressa (se o manual permite), assim como é feito no anel viário de São Paulo, ou dar prioridade de rota pra quem quer apenas atravessar a região para o seu destino.

Acredito que atingiremos o objetivo da sociedade e viajantes, o qual esse é o propósito do Waze.

Desde já, muito obrigado pelos eventuais debates que poderão ocorrer para uma melhor solução.

www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/aplicativos-omitem-contorno-viario-ao-sugerir-rota-para-motoristas-na-br-101

Para conhecimento, conforme preceitua a wiki do Waze, entendo que a classificação do contorno viário se encaixa na classificação “expressa”:

"De acordo com o CTB são as vias de trânsito rápido, fechada para ciclistas e pedestres, com o intuito de maximizar o movimento e a velocidade média dos veículos que a usam. Além disso, cruzamentos e semáforos não são usados em uma via expressa, embora, naturalmente, restrições de velocidade máxima existam. Vias expressas operam em pista dupla, ou seja, a estrada é dividida em dois por uma divisória, tal como uma barreira de concreto, aço ou uma faixa de grama.Por causa dos motivos acima, uma via expressa permite rápido acesso entre as regiões a qual ela conecta. Porém, a ausência de cruzamentos faz com que a passagem entre uma avenida/rua e uma via expressa precise ser feito através de acessos especiais. Quando duas vias expressas se encontram, há o que se chama de um trevo rodoviário. A única maneira de entrar ou sair de uma via Expressa é através de rampas."

Olá Gjunior23 e seja muito bem vindo de volta ao Waze

Quanto ao seu questionamento tem uma resposta muito simples, é mais rápido agora (com a saída de parte do trânsito para o contorno) ir direto pelo trajeto antigo da BR-101 então o Waze está fazendo o que foi feito para fazer, dar o caminho mais rápido ao motorista. Lembrando sempre que é uma sugestão, fica a critério do usuário aceitar ou não.
Sobre mudar a classificação isso não alteraria em nada o roteamento, não faz diferença alguma e também não é papel dos editores do Waze adequarem o mapeamento para resolver “problemas de tráfego”, isso é papel das autoridades constituídas. A nós cabe refletir no aplicativo a realidade e indicar ao usuário o melhor caminho a seguir.

Abraço e espero que volte a ativa, a comunidade catarinense é excelente e acolhe muito bem os recém chegados (mesmo que antigos :lol:)

Boa tarde Cleiton!

Entendido.

Todavia, o que me motivou também a apresentar os argumentos anteriores, é que a dinâmica do trânsito da grande Florianópolis muda radicalmente nos horários de pico em razão do bairros costearem diretamente a rodovia federal, o que culmina que quando o usuário optou por seguir a sugestão do waze pela Br-101, não estava caracterizado o tráfego pesado no momento, em razão do acesso ao contorno viário ser no mínimo 25 km antes do trecho crítico sentido norte-sul, o mais pesado.

Mas compreendo os argumentos. Agradeço o retorno.

Quanto a voltar, infelizmente não possuo mais tempo para contribuir de forma satisfatória. Mas quem sabe um dia. :smiley:

Bom trabalho para vocês!

Hoje em dia o Waze tem histórico de tráfego separado por dias da semana, horários e até feriados, então, ele vai “aprender” rapidinho quando é bom e quando não é ir por esse caminho.
Toda equipe de editores do Waze de SC esta atenta a esse contorno e faremos o que pudermos para ajudar, dentro das normas de edição do Waze, claro.
Sobre voltar, toda edição é importante, seja 1 ou 1000, qualquer contribuição ajuda muito, se der saudade…

Grande abraço

Perfeito Cleiton!

Nesse momento estou trocando mensagens com o “sulstore” (Michael) via chat e debatemos sobre a falta de sinal de celular no trecho e tudo o mais para que o aprendizado do Waze seja efetivo.

Moro em São José/SC, nesse momento, se alguém tiver alguma dúvida sobre suporte aqui grande Florianópolis, só me questionar via chat que se eu puder contribuir, assim o farei.

Abraço!

Olá gjunior23, primeiramente bem vindo de volta!! :smiley:

Como conversamos e pelos testes que nós já fizemos, dificilmente o waze dará a rota pelo contorno, até mesmo em horário de pico, pois como boa parte do trafego (principalmente caminhões) que congestionavam a 101, atualmente estão no contorno, fazendo com que o trânsito fluir melhor pela 101. O que de fato acho que o waze deveria fazer (como o Google já faz), é mostrar o contorno como segunda opção de rota, para o usuário olhar e decidir sozinho qual trajeto seguir com base no tempo e distancia do percurso.