Quero deixar aqui um desabafo e propor uma campanha. É impressionante quanta gente quer fazer a edição das ruas do Waze para ficarem iguaizinhas ao que são fisicamente. Até rua com tartarugas entre as faixas já virou via dupla.
É muito comum chegar em uma esquina e receber umas 10 instruções quando, na verdade, era só dizer “vire à esquerda”. Sempre quando edito, penso em como eu daria a instrução para alguém. Eu nunca diria : “fique à direita nessa ilha porque você vai virar à direita”. É só dizer “na esquina vire à direita”. Pronto. Simples.
Campanha pela Simplicidade! Ajudem a simplificar os mapas para diminuir a poluição de informações. As instruções precisam ser claras e o mínimo suficiente para serem entendidas.
Concordo plenamente… acho que a maioria das pessoas quando estão no editor esquecem que a finalidade é a navegação mais fácil, rápida e precisa…
Temos que manter esse trabalho conjunto da comunidade pra levar os novos editores a ler o manual, só assim eles vão compreender o pq da simplicidade… Outra coisa é que tem muita gente que não tem ideia de como o Waze funciona, não sabe o que é programação etc… Então classificam o mapa da forma que bem entendem… (usam as cores como em um jardim) um exemplo disso é a utilização de RAMPS… isso com certeza faz muita diferença na hora do app traçar a melhor rota.
Poderia existir os 10 mandamentos da edição!
2 outras coisas:
A qualidade do mapa do Google impressiona em certas regiões hein! putsss… já em outras deixa a desejar…
Finesko, retornos devem receber a mesma classificação da via que eles pertencem…
Muito bem colocado, uma referência rápida da classificação das vias evitaria muita classificação errada. Uma tabela simples do tipo quando usar e quando não usar cada categoria. Sei que a wiki tem esta informação de maneira bastante detalhada até, mas infelizmente a maioria não está acostumada a ler um manual mais consistente, afinal são poucos que conhecem os 137 botões do controle remoto da TV/aparelho de som/frigideira elétrica que constam no manual.
A maioria dos editores iniciantes está ansiosa e quer começar logo o trabalho, lendo e entendendo o que der no menor tempo possível e para a maioria dos iniciantes fica mais simples aprender por tentativa e erro.
Sugeriria colocar estes “mandamentos” logo na primeira página do wiki, ou seja, logo que entramos na wiki brasileira, seguindo o link do WME. Este link do WME, por sinal, também poderia ter mais destaque, ele é beeem acanhado.
Eu sei, esse só foi por preguiça mesmo. O retorninho já estava assim, como street. Minha briga era com as malditas ilhas (já não tem mais ali - por enquanto).
Quanto à duplicação de vias desnecessariamente, concordo totalmente.
Já quanto às ilhas, tenho minhas ressalvas:
O próprio waze gera alertas de missing roads em boa parte delas, pois você sai da via e não aparece em nenhuma outra. (Não sei se isso gera recálculos, inclusive)
Qualquer pessoa que se guie por informação de distância para a próxima manobra (falada ou visual no topo da tela) será confundida pela supressão de ilhas de mais longas. Eu, por exemplo, me guio principalmente vendo quantos metros faltam para a próxima manobra no topo da tela e qual a manobra a ser feita. Quem usa dessa informação de distância falada também será confundido.
Falo isso sem muita certeza, mas acho que a regra geral são 5 metros de tolerância. Inclusive as rotatórias com menos de 5m também não devem ser colocadas. Se a ilha for grande, ou precisar mudar de faixa muito antes, concordo com você. Deve ter. Mas se for uma ilhota pequena, não há razão de existir e só gerar mais instruções e, pior, mais manutenção.
O Waze deveria permitir observações no mapa que só apareceriam na hora de editar. Sou um editor nível 2 e na minha cidade tem um editor nível 3 que fica adicionando rotatórias (e coloca o nome “Rotatória”!) e vias de acesso (igualmente nomeadas por ele), rampas, etc. Acho que ele nunca leu o manual de edição, nem a primeira página. Não sei como ele chegou ao nível 3!
Para mim, esse é o TÓPICO mais importante para a evolução do roteamento do WAZE.
O Objetivo PRINCIPAL do APP é: Roteirização Eficiente.
Porém grande parte dos editores quer ter um visual esteticamente perfeito.
Exemplo disso são excessos de detalhes nos mapas e o que é pior: essa infinidade de seguimentos incluídos, na grande maioria das vezes são inseridos sem a preocupação com as permissões de sentido de fluxo.
RESULTADO:
Roteamentos malucos
Rotas impossíveis de serem calculadas
Em suma: Objetivo NÃO cumprido = Usuário Insatisfeito.
Sugiro ainda reclassificar esse tópico para “Mapas e Edição de Mapas” e fixá-lo lá.
+1
Mesmo pq, o Waze já vem trabalhando para melhorar este “relacionamento” do editor eventual com os mapas, ou seja, recursos que diminuem o estrago que eles podem causar.
Desculpa. Aqui sempre gostamos de discutir, o grupo sempre pensa muito diferente e destas diferenças sempre sai algo genial.
O caso que falei que não iria surtir efeito é já por experiência e por sempre levantar esta bandeira. Ultimamente tenho feito postagens no FB e G+ explicando melhor sobre edições.
Quer acompanhar as páginas? os links estão em minha assinatura.